Crescimento de 4,5% na previsão da economia apesar dos danos da pandemia

A Atualização do Programa de Estabilidade publicada esta tarde, que estabelece novas metas de déficit e crescimento, prevê que a economia cresça 4,5% este ano.

Além disso, também está prevendo que a economia doméstica terá uma forte recuperação de 7,4% no próximo ano. Mas tudo isso depende de um programa de vacinação bem-sucedido e do levantamento gradual das restrições à pandemia.


Porém, nem tudo são flores, prevê-se que o desemprego permaneça alto, atingindo uma média de pouco mais de 16% este ano, antes de cair para 8,2% no próximo ano. O SPU também prevê que o desemprego cairá para 5,5% até 2025

O Ministro das Finanças, Paschal Donohoe, disse que espera que a economia volte ao equilíbrio geral em 2024/25. O Departamento diz que isso é evidência da chamada 'cicatriz' ou impacto de longo prazo da pandemia na economia.


No entanto, o Ministro das Despesas Públicas, Michael McGrath, disse que o governo está atualmente discutindo o pagamentos de apoio, tanto para pessoas quanto para negócios, que podem ser necessários depois de junho, quando o PUP e os esquemas de subsídio salarial para empregos estão formalmente vencidos.


Apesar dos danos causados ​​pela Covid, a economia tem sido resiliente e a receita tributária tem se mantido melhor do que o esperado. Também existe um acordo comercial em vigor com o Reino Unido.


Fonte: RTE NEWS

Imagem: Canva





33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo